terça-feira, 19 de agosto de 2008

DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL E SEU USO NA INTERPRETAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS



DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL E SEU USO NA INTERPRETAÇÃO DOS FATOS SOCIAIS

Dennis de Oliveira Santos

O que vem a ser representação social? Uma representação social é um sistema de significação por meio do qual os processos sócio-históricos podem ser compreendidos quando dissociados dos sentidos e signos a eles atribuídos nas relações sociais que os engendram. Nesse sentido, a linguagem é concebida enquanto sistema de significação, visto que é constituída por signos (que o literário expressa em sua obra) que carregam não apenas características daquilo que representam mas também traços daquilo que não são. Dessa forma, a representação social se apresenta como uma forma de mediação definida em sua dimensão de significante, isto é, como sistema de signos que estão estritamente ligados a luta pela estruturação de um poder na relação social. Teoricamente esse conceito é definido da seguinte forma:

A linguagem nasce socialmente. (...) Tanto a verdade como a mentira nascem da linguagem, como uso social da palavras. (...) A mensagem e a verdade nascem do discurso como prática social, e são formas de luta pelo poder (primeiro em formas elementares, entre sexos e as idades, mais tarde em lutas políticas). (...) As representações sociais se apresentam cada vez mais claramente como mediações (LEFEBVRE, 2000, p. 46-64).

As representações sociais implicam a linguagem como uma presença-ausência, ou seja, a “presença evocada e ausência preenchida” (LEFEBVRE, 2000, p. 67), pois a linguagem enquanto socialmente produzida e culturalmente transmitida, é cerceada por visões de mundo, representações mais distantes ou próximas da relação social nelas retratadas. Elas se situam no movimento entre representante e representado, estabilizando-se nessa interação “(...) como respostas a problemas reais e falsos na medida em que dissimulam objetivos reais” (LEFEBVRE, 2000, p. 62).
Assim, a representação social possui um caráter significante; capaz de restituir de modo simbólico algo ausente, ou substituir o que está presente, ela sempre significa algo a alguém e revela algo daquilo que representa. Ela possui o aspecto significativo que lhe confere possibilidade de mediação entre as visões de mundo e as relações sociais, a percepção e o conceito.
Desse modo, as representações são produzidas em complexos simbólicos, com ligações estreitas com a realidade social que representa. Elas estão na expressão de todos os homens, e portanto, estão presentes nas personagens, enredos e sentidos atribuídos pelos escritores as suas produções literárias, sendo mediações simbólicas capazes de presenciar ou ausentar uma dada relação social, cristalizando visões de mundo a partir de certos posicionamentos sociais. Aí a teoria das representações permite mostrar como a visão de um autor, orientado pela estrutura social e pelo seu imaginário, constrói um objeto simbólico que visa representar o vivido em sua sociedade.

Referências Bibliográficas:

LEFEBVRE, Henri. La production de l´espace, 4ed. Paris: Anthropos, 2000.

Nenhum comentário: