terça-feira, 19 de agosto de 2008

Max Weber e a Ciência Como Vocação


Max Weber e a Ciência Como Vocação

Dennis de Oliveira Santos

O sociólogo clássico alemão (WEBER, 2002) defende a tese de que a vocação cientifica decorre do processo de desencantamento do mundo, onde os valores se opõem a atividade cientifica. Esta tornou-se incapaz de explicar seu próprio significado ou justificar a sua existência. Logo ele trata acerca da situação universitária em locais distintos, na Alemanha e nos Estados Unidos. Enquanto no país anglo-saxão o professor é aquele que vende conhecimento em troca de dinheiro, o educador alemão “vende” regras de conduta para a vida. Desse modo, os institutos de ciência transformariam-se em empresas de capitalismo estatal.
A vocação científica tem duplo aspecto: a pesquisa e a docência. Porem, essas duas características não são coincidentes de modo algum; é possível ser um ótimo cientista e ao mesmo tempo um péssimo professor. O professor é avaliado por sua assiduidade, é procurado pelos estudantes por questões alheias a ciência.
A ciência demanda vocação por parte do cientista, que deve se dedicar com o coração a essa tarefa, sendo que a indução em e a experimentação é o que o conduzirá a verdade. Essa vocação é determinada pelo patamar de especialização alcançada pela ciência. Sendo que o destino dos cientistas é de serem ultrapassados em seus ofícios em função de um constante progresso do saber cientifico.
No campo da ciência, a intuição tem um importante papel, decorrente do entusiasmo e trabalho do vocacionado. As idéias para formulações cientificas surgem quando menos a esperamos, em momentos inusitados. O acumulo de conhecimento é importante a pesquisa, mas deve-se revisar permanentemente as discussões das pesquisas, pois a ciência está sob o curso do progresso. No oficio cientifico deve-se dedicar arduamente ao trabalho, investigar ao máximo a validade de técnicas.
Quanto ao progresso cientifico, este é fragmento do processo de desencantamento do mundo. E diante desse aspecto, a experiência cientifica serve para orientar nossas atitudes e vida pratica. Esse processo de desencantamento do mundo é proveniente da formulação de conceitos e o uso da experimentação no oficio cientifico, empregado desde a renascença. O que leva a tornar-se impossível encontrar um significado da ação da ciência.
Diante disso, a tarefa do cientista é servir seus alunos com seu conhecimento, sem impor: uma coisa é tomar posição valorativa, oura é analisar cientificamente. Assim, a ciência contribui para a clareza do conhecimento, põe a nossa disposição conhecimentos que nos permitem dominar tecnicamente a vida através da previsão. A ciência não é isenta de pressupostos, porem, ela não tem condição alguma de provar seu valor a quem lhe rejeite seus pressupostos, pois o homem baniu da vida publica os valores sublimes. O exercício da ciência é o exercício do esclarecimento.

Referências Bibliográficas:

WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Nenhum comentário: