domingo, 17 de agosto de 2008

Leituras Introdutórias a Sociologia



Leituras Introdutórias a Sociologia


Dennis de Oliveira Santos


Segue uma listagem de alguns livros introdutórios a ciência sociológia e acerca das teórias clássicas no ramo desse conhecimento. Os livros são:


O Que é Sociologia de Carlos Benedito Martins। Excelente obra, o autor tece um panorama bastante relevante sobre os principais teóricos da Sociologia, além de discutir o panorama social do século XIX que possibilitou o surgimento dessa ciência social. Indispensável leitura para estudantes de Sociologia.


Perspectivas Sociológicas de Peter Berger। Uma leitura um pouco mais rabuscada, porém apresenta várias perspectivas de intervenção do cientista social na sociedade e outros temas em gerais.


Um Toque de Clássicos de Tânia Quintaneiro. Ótimo introdutório ao estudo sociológico. Há uma relevante discussão das teorias dos três clássicos da ciência (Durkheim, Weber e Marx). Tudo feito de uma forma bastante didática e acessível linguisticamente.
Introdução à Sociologia de Galliano। Obra um tanto regular quanto a diascussão dos temas, pois ainda obedece a um esquema muito reducionista, o mesmo utilizado em livros de ensino médio, o que acaba prejudicando maiores reflexões sobre os temas expostos.


As Etapas do Pensamento Sociológico de Raymond Aron: Nesse livro, o renomado sociólgo francês Aron, utlizando-se de uma linguagem bastante acessível, apresenta ao público uma densa discussão sobre as teorias sociológicas, o panorama social que gestarão tais teórias, a formação intelectual de seus autores, além de desenvolver agudas críticas acerca das teorias expostas। Leitura hiper-recomendável, não deixem de ler।

Nenhum comentário: